segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Baumkuchen - Bolo Alemão!

Você já ouviu falar?
Eu o conheci através de uma postagem da Gina, do Blog Naco Zinha
(clique aqui para ver).

Fiquei curiosa e fui ver o que era na internet.
Descobri que em Joinville havia um lugar que o fazia,
então perguntei a minha irmã (que mora lá)
se ela já o tinha experimentado.
Ela veio passar alguns dias aqui e trouxe para mim.

Na verdade ele é feito em formato cilíndrico, com um buraco no meio.
A ideia é lembrar uma tora de árvore,
pois este é o significado da palavra:
Bolo Árvore.
Ele é assado em um rolete: procure em imagens no Google
que você vai se espantar, se não o conhece.

Este foi feito em uma forma de bolo inglês:
é só colocar a primeira camada e assar.
Depois vem com a segunda camada por cima desta e volta
pro forno. E assim sucessivamente.

Ele foi feito com farinha de amêndoas e parece-me
que leva alguma bebida, talvez um licor de cassis, não sei.

Ele faz bastante sucesso também no Japão (sei lá porque!).
Aqui você encontra uma garota brasileira nesse país, ensinando a fazer.
E é muito bom! Pode provar!
Sem medo de ser feliz, rsrs..

7 comentários:

Marly disse...

Olá, Sandrita,

Faz tempo que eu penso em fazer este bolo e venho adiando. Ele também é feito como o bolo de rolo, como bolo com buraco no centro e até assado num espeto, não é? Uma hora dessas eu o enfrento. Eu já fiz a Dobos Torte e acho que os dois tem certa semelhança, no que diz respeito às camadas, rsrs. Agora vou examinar a sua receita, poi o seu bolo ficou lindo, rsrs.

Beijo

Josy disse...

San lindo esse bolo e fui ver o video, estava até anotando a receita toda feliz quando ela disse que tem que ter o micro com grill ou o forno com grill, ai como sofro!!! heheh. Eu não tenho, vou ficar a ver navios. Mas é lindo esse bolo e deve ser de fato delicioso. Pode mandar um pedaço pra mim que estou aguardando ta. Beijinhos ótima semana

Gina disse...

O formato é diferente, mas o que importa é o sabor. Não tem como ser ruim se leva farinha de amêndoas!!
Gosto de bolos com tradição e esse é um deles.
Boa semana, Sandra!

Rachel disse...

Sandra, não conhecia esse bolo, mas adorei saber e vou dar uma olhada em suas sugestões, a foto dá água na boca, imagino o sabor!
Fala sério o strogonoff aí de baixo, heim...delícia!
Bjuss!!!

Josy disse...

San, tem um mimo e um desafio pra vc no meu blog. Sinta-se a vontade para aceitá-lo ou não, pois sei que nossa vida é muito corrida ta? Beijinhos, ótimo finalzinho de domingo

Anônimo disse...

Oi, Sandra! Qual o nome da loja em Joinville onde a sua irmã comprou o Baumkuchen?

Santa Gastronomia disse...

Olá, anônimo! rsrs..

É a delicatessen Viktória (pelo menos é o que consta na etiqueta do bolo!). Fica na Sen. Felipe Schimidt. Espero ter ajudado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...