terça-feira, 22 de março de 2011

Tiramisú

Tiramisú: sobremesa italiana, da região do Vêneto.
(primeira tentativa)

Outro dia, pela primeira vez, encontrei o mascarpone no supermercado que frequento, perto de casa.
Resolvi fazer esta famosa sobremesa.
Em 2005 trabalhei em um restaurante chamado Banana Blu (azul, em italiano), na Ilha Grande, RJ.
O dono era italiano, então tinha  tiramisú no cardápio. Mas me lembro que não gostava de fazê-lo, pois era danado para perder o ponto.
Em sua receita levava creme de leite fresco batido, e quando se misturava o mascarpone, geralmente desandava.
Mas resolvi fazê-la assim mesmo.

(segunda tentativa)

Por não me lembrar mais como se fazia, pois sempre arrumava alguma coisa para fazer e deixava o chef se virar,
tive de procurar a receita.
Encontrei várias em meus arquivos, e escolhi 2, de dois chefes de cozinha famosos:
Roberto Ravióli (Empório Ravióli - S.P.) e Bruno Marasco (Da Carmine - Niterói-R.J.).
Só que o do Bruno levava o tal do creme de leite, e o do Ravióli não.



Então decidi pela receita do Ravióli!
Só então me lembrei que tinha uma revista cuja capa era a sobremesa.
Procurei e encontrei até o passo-a-passo em fotos.

E adivinha de quem era a receita na revista?
Acertou quem disse Ravióli - pensei comigo: estou no caminho certo!
Repare que nas fotos foi feita as camadas de biscoitos com 9 de cada lado (totalizando 18).


Peguei uma travessa minha e calculei: deram os nove de um lado só, a outra metade tive de quebrar os mesmos.
 Na receita dizia 300g de biscoito champagne, sendo que cada caixa contém 180g.
Como usei 1 caixa e meia, gastei 270g de biscoito.

Nas fotos da revista, reparei que haviam 5 gemas, e na receita 3.
Não liguei e segui em frente, como a receita.
No café forte, na primeira tentativa coloquei vinho tinto e licor de chocolate, pois vinho marsala já é demais prá minha despensa!
Na segunda, não tinha o vinho aberto, então só coloquei o licor - ficou faltando o gostinho do vinho...!


 Só que o tiramisú ficou com muito biscoito e pouco creme!
Então comprei novamente o mascarpone e fiz de novo, agora aumentado a receita, mas não os biscoitos.


A primeira tentativa ficou ótima, mas a melhor foi a 2ª!
Esta é a foto da capa da revista: lindo!


O meu ficou bem mais modesto, mas o sabor... ah, o sabor!
Então a receita que posto abaixo é a da segunda tentativa.

Tiramissu do Roberto Ravióli, adaptado por mim.



270g de biscoito inglês
2 xícaras de café forte
2 colheres de sopa de vinho tinto e licor de chocolate (uma para cada)
400g de mascarpone
1 1/2 xícara de glaçúcar
5 gemas
3 colheres de sopa de chocolate em pó

Bata as gemas com glaçúcar até obter um creme esbranquiçado.
Acrescente o mascarpone e continue batendo até obter uma mistura
homogênea.

Montagem:
Misture o vinho com o café ainda quente. Mergulhe os biscoitos
rapidamente neste líquido. Cubra o fundo de uma travessa alta com
os biscoitos. Espalhe sobre eles metade do creme mascarpone e
salpique com chocolate em pó. Repita a operação, desta vez
colocando os biscoitos no sentido contrário. Cubra com o restante do creme.
Deixe na gelafeira por, pelo menos, uma hora. Corte em pedaços e
sirva em pratos individuais, salpicados com o mesmo pó de
chocolate por cima do doce e prato, o que dará um visual
interessante com o acabamento.




Bom, depois de tanto disse me disse (espero que não tenhas ficado confusa!),
 olhe a foto da minha ajudante comendo os biscoitos, hahaha!





6 comentários:

Andréa Santana disse...

Essa sobremesa é irresistível, olha só a lindinha aí comendo, eu mesma não resisto.
Ficou muito linda a decoração, como tudo que você faz no capicho.
bjs,
Andréa...

»¤Þ䵣䤫 disse...

Hummmm... Que delícia Sandra, fiz tiramisú pela primeira vez em casa, aqui na minha cidade nem encontro queijo mascarpone, fiz com creme de ricota, ficou ótimo também, a receita que eu usei foi do Edu Guedes! Beijos

Santa Gastronomia disse...

Vou procurar essa receita, Paula, mas se levar creme de leite vou pensar 2 vezes, hehe..

Andréa: vc tá de brincadeira, porque a da revista é que é linda - como será que eles fazem isso??

Obrigada pelos comentários positivos, meninas!

Unknown disse...

Eu sou apaixonada por Tiramissu, é a minha receita favorita, mas confesso que a receita genérica que fiz aqui em casa pra matar a saudade, não coloquei nem bebida alcóolica, pq não tinha e fiz com essência de rum, ficou nota dez, claro que com essas bebidinhas, deve ter ficado mais apurado, né? Parabéns pela perseverança, bjs.

Simone disse...

Adorei a receita! A que tenho também tem creme de leite e também desanda!!
Vou tentar essa, obrigada por compartilhar!
Bjss

M de Mulher disse...

Mais receitas de tiramisu!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...