quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Casquinha de Siri

Tenho esta receita de Casquinha de Siri faz muito tempo.
Retirei-a deste livro mais antigo ainda: vc conhece?
Mas sempre a faço colocando as quantidades que quero, e não a que está no livro.
Mesmo porque no livro a receita nvem com os siris inteiros (ou caranguejos), e isso eu não compro!
Então adaptei para o pacote de 1kg de siri que sempre compro no Mercado de Peixe.
Dessa vez fiz só a metade da carne (a outra metade tá no freezer esperando eu comprar mais casquinhas.).

E também resolvi colocar na hora de cozinhar azeite de dendê; molhei o pão no leite de coco.
Coloquei gotas de tabasco.
Pouco, quem quiser pôe mais.  Mas tem que ter um leve ardor!

RECEITA DO LIVRO

1 pac. de carne de siri (aqui já adaptei)
1 limão
1 pitada de pimenta-do-reino
1 cebola
1 colher (sopa) de manteiga
2 tomates
1 dente de alho
Miolo de 2 fatias grossas de pão embebidas em leite
1 colher (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de farinha de rosca
4 gemas
1 colher (sobremesa) de queijo parmesão ralado
Sal
Salsa e cebolinha (aqui usei coentro, que eu não sou besta!)

Faça um molho com caldo do limão, um pouco de água, pimenta-do-reino e sal. Junte a carne do siri e deixe 1 hora marinando.
Refogue na manteiga o alho e a cebola, acrescente a carne dos siris com o molho, o pão embebido no leite e as ervas picadas. Deixe ferver. Se necessário ponha mais água ou leite. Engrosse com a farinha de trigo, e quando a massa estiver bem cozida, acrescente as gemas.
Torne a levar ao fogo durante alguns minutos.  Recheie as casquinhas com esta massa. Pincele com uma gema e polvilhe queijo ralado e farinha de rosca. Leve ao forno apenas para dourar.


Esta é a foto das casquinhas no livro:

Estas são as minhas!

Depois é só servir com uma geladinha, que o calor aqui do Rio tá chegando!

4 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ADOREI A RECEITA E A FOTO TÁ LINDA!

Rachel disse...

Minha nossa, olha outra tentação aí!
Ficaram lindas suas casquinhas!
Bjuss!!!

Nádia Lamas disse...

Sandra, sabe que acho que já vi esse livro em algum lugar? na casa da minha avó, talvez?? adorei revê-lo, quantas lembranças! e amo casquinha de siri! bjs

Olga disse...

Gostei muito da sua receita apesar de já ter uma de um curso no Senac. Vou experimentar a sua pois parece render mais e ser saborosa! Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...