segunda-feira, 24 de maio de 2010

Blogagem Coletiva: colorindo a vida - verde

Escolhi o verde por ser uma cor calmante, e é disso que estou precisando.
Ando muito estressada com muitas coisas em minha vida - não gosto disso (quem gosta?).
Flan de Abacate


Essa receita peguei há muito tempo do chef 'mirim' Giovanni Tassitani. Ele começou fazendo sucesso na banca de queijos Roni, no Mercadão de São Paulo.






Ingredientes:
• 2 xícaras de chá de abacate maduro;
• 2 xícaras de chá de leite;
• 1 xícara de chá de açúcar;
• 1 pacote de gelatina sem sabor.
Ingredientes para a calda de chocolate:
• 3 colheres de sopa de chocolate em pó;
• 2 colheres de sopa de açúcar;
• 1 colher de sopa de amido de milho;
• 1 xícara de chá de leite.

Modo de preparar:
Colocar o abacate, o leite e o açúcar no copo do liquidificador e bater bem. Dissolver a gelatina de acordo com as especificações da embalagem. Acrescentar os outros ingredientes e continuar batendo. Despejar esse creme em uma forma molhada e deixar na geladeira por, pelo menos, uma hora. Enquanto isso, preparar a calda: colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar e atingir o ponto (de desgrudar do fundo da panela). Retirar do fogo e deixar esfriar. Desenformar o flan e cobrir com essa calda (ainda quente). Servir gelado. Essa receita é fácil de preparar e é muito saborosa.
Dica do chef: se o flan permanecer no freezer por umas duas ou três horas, ele se transforma num sorvete delicioso!


E aqui a minha dica: usei 1 abacate inteiro, mesmo porque deu um pouco mais de 2 xícaras, como na receita. O resto deixei igual.

Quando desenformei, algumas raspinhas que provei senti que estava muito doce, então no creme de chocolate coloquei 2 colh. (chá) de açúcar, em vez de 2 de sopa. Coloquei também mais 1 xícara de leite. Da próxima vez talvez nem coloque o açúcar, só o chocolate em pó. E menos amido de milho também, para que fique menos mingau.

Ficou uma delícia!!!

E à Glorinha do Blog Café com Bolo, um beijo carinhoso, aguardando a nova brincadeira!!!


10 comentários:

Isabel Salvador disse...

Que maravilha amiga e depois cobrindo esse manto de chocolate,maravilha,jinhoss

Glorinha L de Lion disse...

Sandra...aqui em casa meus filhos e marido amam abacate! eu tenho um abacateiro e quando dá, sai debaixo! em todos os sentidos...rsrs...ficou linda e apetitosa sua sobremesa! obrigada a vc por ter brincado conosco! beijos.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que lindo Sandra, eu amo abacate, amei essa receita, vou deixar anotadinha aqui, com certeza vou fazer! Bjinhos

Renata disse...

Minha amiga,

Sem dúvida todos nós precisamos de ter sempre verde esperança nas nossas vidas!!! E como!!!

Delícia essa sua sobremesa, e o visual tbm, divino!

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

QUERIDA QUE LINDO ADORO ABACATE O VERDE REALMENTE É MUITO TRANQUILO!

Claudia Lima disse...

Muito interessante. Ainda não tinha visto uma Mousse de Abacate.
Fica lindo com a Calda de Chocolate.
Parabéns pela participação! :)

Beth/Lilás disse...

Uau! Parabéns, uniu receita e cor.
Acho que vou experimentar esta linda receita para presentear meu marido que adora abacate.
bjs cariocas

Luma Rosa disse...

Já salvei a receita e também vou enviar para meu irmão! Ele tem no quintal uma árvore de abacate (fruto pequenininho) e vive procurando receitas para usar seu 'produto'. Beijus,

Rachel disse...

Não tem muita coisa que se faça com abacate, não é mesmo?!
Por isso, sua receita veio em boa hora, pois adoramos abacate aqui em casa e assim é mais uma forma de consumo.
Bjuss!!!

Álbum da Artesã disse...

Adoooorei!
Tenho 3 pés de abacate e quando eles resolvem produzir frutos, HAJA receitas.
Querida Sandra, além disso,
ontem resolvi colocar o álbum da artesã nas cores da torcida da copa.
Tava me achando toda que o blog tava legal, aí o guri viu e disse que meu blog parecia mais um ABACATE ihihihihi
Fechou todas!
Bj♥ e inté...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...