quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Maionese

Aqui em casa só quem faz salada de batatas com maionese pronta é a empregada!
Fim de semana, quando gosto de entrar na cozinha, só se for caseira!!!
Cozinho as batatas com casca (de preferência, tamanhos uniformes) e o ovo junto.
Depois, enquanto as batatas esfriam para descascar, faço o molho:
- para cada gema cozida, uma crua;
- aos poucos, agrega-se o óleo, sempre misturando na mão (com garfo ou fuet).
- finalizo sempre com azeite.
- corto as batatas, misturo cebola, cebolinha, salsinha, sal, pimenta moída na hora (a em pó foi abolida da cozinha há muito tempo) e azeite.
- misturo o molho de maionese.
O segredo é deixar bem úmida a salada. Quando fica pouco molho para envolver as batatas, não fica tão boa.
Aí é só partir prá mesa!
Tem a receita que você só usa gema crua, mostarda e óleo, batendo no liquidificador.
Mas eu não tenho pressa na cozinha, mesmo porque sempre tem uma geladinha prá animar o serviço!!!


3 comentários:

Romaine Carelli disse...

Gosto de fazer com gema cozida
Escuta esqueceu de comentar lá na minha casinha?

Lourdes Sabioni disse...

Eu adoro maionese caseira mas o cardiologista num deixa...snif...snif..ô homem ruim!
Bjs

Pierre Corneille disse...

é outra coisa maionese caseira, não é? Eu já experimentei fazer com óleo de castanha do pará no final, ficou bem interessante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...