sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fruta: Cajá ou Taperebá

É também chamada de ambaló, ambaró, cajá-mirim, cajazinha, tapareba, Taperebá, taperibá, ou tapiriba.

O cajá é uma fruta originária das regiões tropicais da América, bastante popular no Brasil , especialmente na região Nordeste. A fruta, de cor avermelhada ou amarelada, possui uma polpa suculenta de sabor relativamente azedo, revestida por uma fina casca. O cajá é dotado de pequenos espinhos macios na parte do mesocarpo.

A fruta é bastante popular no sul da Bahia, é encontrada facilmente em feiras livres às margens de rodovias. A polpa da fruta é uma das mais comercializadas na região, sendo utilizada no preparo de refrescos, batidas, licores e sorvetes.

E aqui duas receitas:

1) Vá até o supermercado e compre o picolé da Garoto, sabor cajá!




2) Mousse de Cajá

10 cajás maduros
1 lata de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
12g de gelatina incolor
200 ml de água
Descasque os cajás e corte as frutas em pedaços. Coloque no liquidificador a água e os cajás em pedaços e bata até virar uma pasta. Penere para retirar os bagaços. Coloque o suco coado no liquidificador e bata por dois minutos com o leite condensado, o creme de leite e a gelatina dissolvida em 5 colheres de água. Coloque no recipiente desejado e leve à geladeira até ganhar consistência.

Sirva-se:




2 comentários:

Paula Pacheco disse...

Sandra, tudo de bom essa mousse d cajá, adorei o seu cantinho, que bacana esse curso de gstronomia que vc faz ou fez...te convido para visitar o meu blog,
bjs
Paula

Pierre Corneille disse...

Eu "roubava" cajá quando era pequeno com meu pai lá no sítio da minha avó. Quer dizer que tem picolé de cajá??? Hoje mesmo vou atrás disso. E a receita está anotada. Um beijo grande.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...